Rafael Recidive – Quem sou eu

Olá, tudo bem? Eu sou o Rafael Recidive e se você já se perguntou:

  • É possível ser feliz no trabalho?
  • É possível fazer o que você ama e ainda ser remunerado por isso?

Você está no lugar certo.

Uma pesquisa do Gallup no mundo mostra que 87% dos trabalhadores não tem paixão pelo seu trabalho, tem falta de motivação para fazer o trabalho e são infelizes. No Brasil esse número é de 84%.

Eu acredito que o mundo seria bem melhor se cada um de nós trabalhássemos com o que realmente gostamos, porque quando fazemos isso mudamos o nosso mundo e somos capazes de mudar tudo ao nosso redor.

Mas nem sempre foi assim.

UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA NESSA JORNADA DO AUTOCONHECIMENTO E DA FELICIDADE NO TRABALHO

Aos 18 anos eu comecei a trabalhar em uma empresa de TI, em Uberlândia, Minas Gerais (eu comecei trabalhar aos 12, em uma pequena empresa do meu pai).

Embora essa experiência tenha sido muito enriquecedora e eu sou muito grato por ter trabalhado lá, até então eu nunca tinha parado pra pensar em arrumar um trabalho que eu realmente gostasse. Eu nem acreditava que isso era possível.

Eu acreditava que precisava trabalhar até chegar sexta-feira para então curtir a vida. Por isso eu simplesmente aceitava o que aparecia pela frente.

E por não fazer ideia do que eu ia fazer da minha vida eu acabei fazendo o concurso do Banco do Brasil. E fui aprovado.

bb-1
Fachada do Banco do Brasil – Agência Guimarânia MG – Foto pessoal

A Carreira promissora (só que não)…

Entrei então no banco feliz da vida e diante das inúmeras oportunidades de subir na carreira bancária eu fui me dedicando bastante com esse intuito.

Trabalhei 1 ano em Nova Ponte, fui promovido para Uberaba, onde trabalhei mais 3 anos e então fui promovido a gerente de relacionamento (e gerente geral substituto) em Guimarânia.

A triste brincadeira…

Eu lembro que eu e alguns colegas tinhamos uma brincadeira de toda sexta-feira dizer “graças a Deus hoje é sexta-feira”, no estilo Chico Pinheiro, do Bom dia Brasil.

No banco acontecia assim: eu começava a trabalhar em uma agência e achava super legal. Aparentemente os “novos ares” trariam a felicidade que eu tanto queria. Só que logo se passavam alguns meses e a insatisfação com o trabalho retornava. E eu achava que na próxima mudança ia ser diferente. Ou quem sabe quando eu comprasse meu carro novo? E se eu mudasse de relacionamento?

A chave para o início de uma grande mudança…

Eu buscava solução em coisas externas, mas a questão era interna. Até que por algum motivo, um dia enquanto eu trabalhava eu me fiz uma pergunta: “é isso mesmo que eu quero para a minha vida?”

A resposta foi NÃO, e isso transformou a minha vida completamente. Eu percebi em um instante que ia ter que pedir demissão do meu cargo. Só que isso implicaria em 70% menos renda, considerando os meus ganhos anuais.

O Poder da Decisão…

Eu decidi assumir isso. Pedi pra sair do meu cargo e mudei para Uberlândia de novo. A insatisfação com o trabalho não tinha sido resolvida ainda, mas como aquela pergunta tinha mexido tanto comigo, eu quis saber mais sobre o que aconteceu, e acabei entrando em um processo de coaching (autoconhecimento).

Eu pensei: se uma única pergunta me fez largar uma carreira, perder 70% da minha renda para mudar de cidade e buscar outra coisa pra fazer, isso é realmente poderoso.

Depois de trabalhar 3 sessões eu fiquei bastante confuso, porque não estava acostumado a ter tanto contato comigo mesmo.

Até que um dia eu estava indo a pé para o trabalho e ao passar por um viaduto eu tive uma espécie de insight (estalo). Eu percebi que estava feliz, mesmo ainda trabalhando onde eu já sabia que não queria.

bike_pedro
Viaduto em Uberlândia – Foto Pessoal

A partir desse momento eu senti muita segurança e clareza. Eu sabia que ia pedir demissão do banco e só precisava me preparar para isso por algum tempo. Eu percebi que o meu ambiente não determinava o que eu sentia.

Eu consegui desenvolver a confiança e tranquilidade necessárias para concluir o meu processo de mudança.

Antes, eu simplesmente sabia que não queria trabalhar naquele lugar, mas não fazia ideia do que fazer. Passei a ter uma visão muito clara do negócio que eu ia abrir, usando a minha própria experiência para ajudar as pessoas a terem vidas financeiras melhores. Se quiser conhecer a minha empresa e o trabalho de educação e coaching/consultoria financeira, clique AQUI

Primeiro Vídeo da Gestão Essencial - minha empresa. Hoje com mais de 200 mil views na Internet
Primeiro Vídeo da Gestão Essencial – minha empresa. Hoje com mais de 200 mil views na Internet

Mas a minha missão não parava por aí.

Depois de perceber o poder do coaching na minha transformação pessoal, depois de perceber o poder do coaching de transformar a vida pessoal e profissional até daqueles que buscavam apoio financeiro, e depois de perceber como é possível e como é bom ser feliz fazendo o que eu amo e ainda ser remunerado por isso, eu decidi fazer as minhas formações em coaching e programação neurolinguística, para ajudar mais pessoas a também alcançarem a tão sonhada felicidade no trabalho. Esse é o meu propósito.

Acredite: toda mudança é possível, independente de qual seja o seu estágio hoje. Basta seguir uma metodologia passo a passo que eu trabalho com meus clientes.

Já imaginou quantas horas você passa no trabalho todos os dias? Como ter uma vida feliz sendo infeliz no trabalho?

Já imaginou como a sua vida pode mudar sendo feliz no trabalho?Já imaginou como seus relacionamentos podem melhorar? E a sua disposição?

Qualquer trabalho é válido para mim, desde que você esteja feliz fazendo ele.
Rafael.

Breve currículo:

Administrador – Universidade Federal de Uberlândia
MBA Executivo em Negócios Financeiros – PUC Rio
Professional Coach Certification – Sociedade Latinoamericana de Coaching
Pratictioner em PNL – Instituto Você
Co-criador da empresa “Gestão Essencial”, hoje tenho vários treinamentos na Internet e presenciais, mais de 200 vídeos e mais de 200 mil views no canal da empresa.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” – Mahatma Gandhi

palestra rafael recidive

Quer receber os meus artigos que vão te ajudar a encontrar o seu propósito e a felicidade no trabalho? Cadastre-se gratuitamente para receber no formulário abaixo.

Encontre o seu Propósito e Seja Feliz no Trabalho

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente os meus artigos que vão te ajudar a viver a sua paixão!

Para entrar em contato comigo, clique AQUI